Revista Jurídica - ISSN n° 2525-8931
41. (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/XVII CONCURSO/TRF2/2018) Paulo com 42 anos ficou viúvo em 15.01.2018. José, seu marido, faleceu na condição de segurado da previdência social. Eram casados há 3 anos. Sobre o regime de pensões por morte aplicado ao caso concreto é correto afirmar:
42. (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/CESPE/TRF1/2015) Com base na CF e na legislação sobre seguridade social – saúde, previdência e assistência social – assinale a opção correta:
43. (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/CESPE/TRF1/2015) Com relação aos beneficiários do RGPS, assinale a opção correta:
44. (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/CESPE/TRF1/2015/ADAPTADA) Acerca do regime previdenciário do servidor estatutário, do regime de previdência privada e das entidades de previdência complementar, assinale a opção correta:
45. (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/CESPE/TRF1/2015/ADAPTADA) Assinale a opção correta no que se refere ao financiamento da seguridade social.
46. (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/CESPE/TRF1/2015/ADAPTADA) João, empresário e segurado do RGPS há vinte anos — sem interrupção que implique a perda da qualidade de segurado —, é casado há dez anos com Maria, que passou a contribuir regularmente para a previdência social somente em janeiro de 2020, quando começou a trabalhar no seu primeiro emprego. Maria e João são pais de uma criança de cinco anos de idade. Além do filho e da esposa, João tem como dependente seu pai, Tobias, que tem mais de setenta anos e é inválido.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta com base no regramento legal dos benefícios previdenciários.
47.(JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/XVI CONCURSO/TRF2/2017) Quanto ao regime de Previdência Social do servidor público federal, marque a opção correta:
48.(JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/XVI CONCURSO/TRF2/2017/ADAPTADA) Marque a opção que está de acordo com a atual disciplina constitucional relativa ao Regime Geral de Previdência (RGPS):
49.(JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/XVI CONCURSO/TRF2/2017) Analise as assertivas e, ao final, marque a opção correta:
I – É permitida a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, à pessoa participante de regime próprio de previdência.
II – Quando o óbito do segurado, casado há mais de 2 (dois) anos, ocorre depois de vertidas mais de 18 (dezoito) contribuições mensais, a pensão em favor da viúva, que conta 35 anos de idade, será devida por prazo indeterminado.
III - Nos pedidos de benefício de prestação continuada regulados pela Lei no 8.742/93 (LOAS), para adequada valoração dos fatores ambientais, sociais, econômicos e pessoais que impactam a participação da pessoa com deficiência na sociedade é necessária a avaliação por assistente social ou outras providências aptas a revelar a efetiva condição vivida pelo requerente no meio social.
50.(JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/XVI CONCURSO/TRF2/2017/ADAPTADA) Quanto ao Regime Geral de Previdência (RGPS) é correto afirmar: